Frontend: o que é e como ser um programador frontend? Insights para te ajudar na carreira em tecnologia Blog da Trybe

Ele permite que scripts como JavaScript manipulem o conteúdo e a estrutura de um site. Compreender como selecionar, adicionar, modificar e remover elementos do DOM é essencial para criar sites dinâmicos. Os desenvolvedores também vão além da atualização, pesquisa e exclusão regular de pontos de dados, mantendo e otimizando todo o conjunto de dados. Em geral, um banco de dados SQL é verticalmente escalável, o que significa que você implementa qualquer sistema (como processadores e armazenamento) no desenvolvimento de backend e aproveita quaisquer recursos disponíveis. Os bancos de dados geralmente são gerenciados apenas por desenvolvedores backend. O desenvolvimento em pilha completa também lida com bancos de dados, mas um trabalhador de frontend só interage com bancos de dados para garantir que a interface do usuário produza os resultados corretos.

front-end

Então, por conta disso, suas informações estão sempre disponíveis a qualquer usuário. Se você está interessado em cursar uma graduação na área de tecnologia, saiba que a carreira https://www.pensarcontemporaneo.com/o-papel-da-ciencia-dos-dados-na-era-da-informacao/ de desenvolvimento de softwares encontra-se em ascensão. É um mercado com ótimas oportunidades profissionais e que vale a pena investir se você curte essa área.

Aprofundar-se em ferramentas de desenvolvimento web, como Webpack

Portanto, a principal diferença entre ambos é de que o Front-End não é um designer, mas sim um desenvolvedor. Embora em alguns momentos as áreas se cruzem por tratarem de interfaces, esse profissional vai lidar com interatividade e lógicas de categorização e programação, e não especificamente com a parte visual. Enquanto o Back End deverá ter conhecimento em tecnologias de banco de dados, de controle de versão, conformidade de segurança, experiência na escrita de documentos e realização de testes em unidade/integração, entre outros.

  • Primeiro de tudo, eles são interfaces totalmente diferentes usando seus próprios frameworks, linguagens e mecanismos de desenvolvimento únicos.
  • Isso porque o código que rodará em uma única máquina poderá ser configurado a qualquer instante, sem maiores dificuldades.
  • O framework Next.js foi desenvolvido para trabalhar com o React e facilitar a indexação do site pelos motores de busca.
  • Além disso, um bom design é importante para criar uma experiência de usuário agradável.

Isso quer dizer que trabalhar em equipe é indispensável para que a experiência do usuário seja pensada da melhor maneira possível. Cada pequeno feedback ou ideia contam grandemente para o desenvolvimento de uma determinada característica do software ou página da internet. Não é obrigatória a conclusão do curso superior, mas é recomendado para o profissional que queira aprofundar seus conhecimentos nesta área de atuação. A pessoa interessada poderá realizar um curso de graduação ou pós-graduação em Desenvolvimento Web, assim como um curso de pós-graduação em Desenvolvimento Empresas miram ciência de dados para definir plano estratégico no mercado. Cursos flexíveis e time de mentores com profissionais de empresas como Disney, Nubank e iFood. Além disso, você também vai aprender sobre React.js, uma biblioteca bastante versátil e que está entre as favoritas de muitos desenvolvedores.

Posso ser uma pessoa desenvolvedora front-end e back-end?

Nos dias de hoje, pode ser visto como uma das bibliotecas JavaScript mais utilizadas. Uma das principais funções de uma pessoa programadora front-end é a de criar páginas para a web. Além disso, é muito comum que um layout pré-definido seja utilizado para que o projeto possa correr da forma como foi planejado. Além disso, há empresas de diferentes segmentos e startups que têm um setor interno de tecnologia e precisam de profissionais dessa área para a criação e manutenção dos próprios sites, aplicações e páginas web. Os desenvolvedores backend estão mais focados em desenvolvimentos do lado do servidor como comunicações de banco de dados, utilização de framework e programação, com linguagens como JavaScript, Python e PHP em seu arsenal. No entanto, algumas fontes dizem que os desenvolvedores de front-end têm uma média mais alta e salários iniciais.

  • Na prática, eles acessam um repositório que contém diversos pacotes e instalam na aplicação conforme a requisição efetuada.
  • A diferença entre os dois é que o desenvolvedor não desenha visualmente a interface.
  • Claro, mas é menos eficiente e exigiria que essa pessoa fosse treinada em muitas habilidades.
  • Neste artigo, você vai entender essa relação, saber as diferenças entre um programador back-end, full-strack e, claro, como ter essa profissão que ganha muito bem no Brasil.
  • Um Engenheiro de Software implica tecnicamente em “programador, mas não para a web”, então não é uma descrição precisa de um desenvolvedor backend.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *